IDENTIFICANDO ESCORPIÕES
Há pelo menos 1.500 espécies de escorpiões existentes, e somente 25 delas produzem um veneno capaz de causar sérios danos a humanos adultos. No entanto, qualquer picada de escorpião tem o potencial de causar uma reação alérgica, que pode ser perigosa mesmo isoladamente. Mesmo que você tenha identificado a espécie em questão e saiba que ela é inofensiva, trate a ferida e prepare-se para contatar o serviço de emergência ao sentir quaisquer sintomas além de dor e inchaço leve.
-
1Busque atenção médica imediata, se sintomas severos aparecerem. Embora a maioria das picadas de escorpiões não cause danos sérios a adultos, esteja atento aos sintomas que indicam graves problemas de saúde. Se qualquer dos seguintes descreve a vítima ou seus sintomas, procure auxílio médico imediatamente, antes de tentar identificar o escorpião:
- Crianças, bebês, idosos e pessoas com problemas pulmonares ou cardíacos devem sempre buscar auxílio médico imediato depois de uma picada de escorpião.
- Vômito, sudoração, baba ou espumamento na boca.
- Urinação ou defecação involuntária.
- Convulsões musculares, incluindo movimentos involuntários na cabeça, no pescoço ou nos olhos, ou dificuldade para caminhar.
- Frequência cardíaca acelerada ou irregular.
- Dificuldade para respirar, engolir, falar ou ver.
- Inchaço severo causado por uma reação alérgica.
-
Capture o escorpião somente se for possível fazê-lo com segurança. Identificar a espécie do escorpião possibilita determinar se há a necessidade de tratamento e, no caso de uma espécie venenosa, permite aos profissionais médicos definirem o tratamento adequado.volta o recipiente à posição original. Feche o recipiente com uma tampa apertada ou coloque um pesado e grande livro sobre sua abertura.
-
3Fotografe o escorpião, se não for possível capturá-lo. Se você não tem as ferramentas corretas para capturar o escorpião, fotografe-o. Tire diversas fotografias de ângulos diferentes, se possível. Ter imagens como referência lhe ajudará a encontrar detalhes dos quais talvez não se lembraria e, se for necessária a atenção de um especialista, servirá como base de identificação para o profissional médico.
-
Assuma que um escorpião com cauda larga pode ser perigoso. Escorpiões com ferrões grossos e largos são frequentemente mais perigosos do que aqueles com caudas finas. Embora ainda seja útil capturar ou fotografar a espécie em questão, a fim de sua adequada identificação, você deve buscar atenção médica mesmo que não apresente sintomas sérios e, em especial, se você estiver na África, na Índia ou nas Américas.
- Se você conseguir uma boa imagem do ferrão, será possível estimar seu risco: ferrões grandes e poderosos indicam, com frequência, que o escorpião tem neles uma base de defesa, mais do que de veneno. Esse sistema não é sem falhas, mas pode revelar informações valiosas para um profissional médico.
-
Identifique escorpiões perigosos na América do Sul e Central. A maioria dos escorpiões nessa área não costuma ser perigosa para adultos, mas há exceções. Uma das mais notáveis é o “escorpião-amarelo” (Tityus serrulatus) — como ocorre em muitas espécies perigosas, ele tende a ter uma cauda grossa e larga.

Identifique espécies perigosas em outras áreas. Há algumas poucas espécies restantes que podem causar lesões sérias ou morte em seres humanos adultos, mas nem todas foram identificadas. É sempre prudente buscar auxílio médico sempre que a vítima perceber qualquer sintoma além de dor e inchaço leve ao redor do local da picada. Picadas de escorpiões pequenos, de cor vermelha ou alaranjada, na Índia, no Nepal ou no Paquistão devem ser tratados com atenção médica imediatamente. Pode se tratar de escorpiões vermelhos indianos (Hottentotta tamulus).São pequenos os riscos de morte ou lesões sérias para adultos decorrentes de escorpiões na Europa, na Austrália ou na Nova Zelândia. A identificação ainda é boa ideia, caso você apresente sintomas severos e precise relatá-los a um profissional de saúde.
http://pt.wikihow.com/Tratar-uma-Picada-de-Escorpi%C3%A3o
Nenhum comentário:
Postar um comentário